domingo, 12 de abril de 2015

Refletindo a diversidade em sala de aula

Diversidade é tudo o que não é igual. Em relação às pessoas podemos dizer que cada uma possui características próprias, sendo elas físicas: altura, cor da pele do cabelo, cor dos olhos, as pessoas com necessidades especiais, etc.; e as subjetivas: humor, jeito de ser, de pensar, crenças, etc., a diversidade cultural está relacionada aos costumes, a escolha da religião, ao meio em que nasceu: etnias, etc.; a diversidade é o casamento homossexual; as religiões que cultuam diferentes Deuses e cada um defende o seu Deus como o único e verdadeiro. A diversidade está todos os lugares, ela pode estar mais ou menos perceptível aos olhos. Em ralação a etnia, percebemos a cor da pele como o negro, o índio, o pardo, o amarelo, etc., esta, encontramos com facilidade em nosso cotidiano, por outro lado, as diversidades menos visíveis estão relacionadas e escolhas das pessoas: o casamento homossexual, a religião, estas serão percebidas no convívio mais próximo e mais longo. Sendo assim, eu percebo elementos de diversidade na minha escola, na minha cidade e na minha sala de aula.
Os elementos de diversidades encontrados na minha escola são: escolha da religião, cor da pele, pessoas com necessidades especiais. Pensar a diversidade como algo bom, que faz as pessoas sair de seu ambiente de conforto fazendo-os pensar em como lidar com ela. Por exemplo: quando encontro pessoas que se comunicam através da língua de sinais, tenho dificuldade em entender e acompanhar a fala. Esta dificuldade pode me fazer buscar conhecimento em libras ou pelo menos tentar, entretanto, a falta de conhecimento para lidar com a situação provoca afastamento pelo medo do diferente. Assim como ao me deparar com alunos que não enxergam será necessário adaptar o conteúdo para libras que também um recurso que me é estranho e será uma oportunidade de buscar este conhecimento. A diversidade é uma riqueza para o trabalho pedagógico se for bem trabalhada, pois através dela novos formas de aprender do professor e de ensinar o aluno será necessárias. Se o professor estiver preparado, capacitado para lidar com a diversidade ele poderá fazer dela uma ferramenta de enriquecimento na sala de aula. Quando aprendermos como lidar com o que não estamos habituados teremos oportunidades de promovermos grandes mudanças em nosso cotidiano e também maiores aceitação e respeito pelo outro. Entretanto, se não houver investimentos adequados na formação de professores, e técnicos na escola, a diversidade não será um desafio, mas um problema que prejudicará muitas pessoas e nesta busca para trabalhar bem com diversidade na sala de aula o professor também terá de estar aberto as mudanças e com desejo de mudar a sua prática na sala de aula.  
A diversidade religiosa é bastante delicada para o debate em sala de aula, pois para debatê-la será necessário mexer com a subjetividade: sentimentos e crenças das pessoas. Quando pensamos em debater ou explicar as distintas religiões em sala de aula temos que pensar no outro como um ser que acredita em algo que não podemos ver, e que vem carregado de superstições e medo do castigo de Deus ou Deuses. Ao estudar/ensinar história como uma ciência do passado do homem nos deparamos com leituras que contradizem as crenças religiosas, sendo assim, precisamos nos sensibilizar na sala de aula a fim de dar espaço aos diversos pontos de vista e pertencimentos religiosos.
(Para atividade no Hot potatoes)

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