quinta-feira, 23 de abril de 2015

O Poder da Igreja na Idade Média – atividade para aula de História 7ºano



“Paulo, da família judaica, nasceu dez anos depois da morte de Jesus. Ele era cidadão de uma província romana e foi perseguidor dos cristãos, segundo o Novo Testamento, mas se converteu ao cristianismo depois de ter uma visão com Jesus. Depois disso, peregrinou por diversos lugares da Europa, da Ásia e da Africa levando os ensinamentos cristãos para aquelas regiões.”
1))Por que Paulo se converteu ao cristianismo:

“O poder da Igreja cresceu e se solidificou durante o período das migrações bárbaras, quando conseguiu aliar-se a muitas tribos migrantes e as converteu ao cristianismo. Como resultado dessas alianças, muitos membros da Igreja passaram a exercer funções administrativas nos governos de regiões ocupadas pelos “bárbaros”. Isso consolidou a importância do clero na sociedade que se formava e se reorganizava. Os sacerdotes e bispos exerciam um poder que não era somente espiritual, mas também econômico, pois a Igreja recebia doações de terras de reis conquistadores e nobres, bem como tributos dos servos, tornando-se uma das maiores proprietárias de terras do período.” P.39
2)Como a Igreja se tornou uma das maiores proprietárias de terras na Idade Média

“A hierarquia da Igreja era rígida e, durante a Idade Média, variava de acordo com as posses e a origem do religioso. Por isso, dificilmente os monges e padres de origem humilde chegavam às mais altas posições da Igreja. Essa enorme desigualdade deu origem ao “alto” a ao “baixo” clero: o primeiro era mais ligado às elites da ordem feudal; o último, às classes mais pobres. De forma geral, essa proximidade pode ser observada até os dias de hoje, quando os clérigos apoiam os interesses e as lutas das camadas populares.” 
3) Quais eram as diferenças entre o “alto” e o “baixo” Clero

“Essa organização refere-se, principalmente, aos clérigos voltados para a administração da Igreja, o chamado clero secular: saeculum, em latim, quer dizer o tempo presente, o mundo das coisas ao nosso redor. Era composto de padres, diácono, bispos, arcebispos e pelo papa, que liderava também o clero regular.”  
4)Quem liderava do Clero regular

“O clero regular era formado por frades, que saíam às ruas pregando e catequizando, e por monges que habitavam os mosteiros, abrigos nos quais os clérigos dedicavam suas vidas à oração e à obediência a algumas “regras”, como caridade, castidade e pobreza.” 
5)Quem habitava os mosteiros

“Os primeiros mosteiros europeus surgiram no início da Idade Média, destacando-se São Bento de Núrsia (480-547) como fundador de um deles. Os monges que seguiam as regras estabelecidas por São Bento ficaram conhecidos como beneditinos, e sua congregação, ou grupo, como Ordem Beneditina.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário